Como acabar com as traças no guarda-roupa sem stress

Quem nunca levou um susto ao acender a luz do banheiro no meio da noite e ver aquele bichinho prateado correndo rapidinho pelo chão, não é? Aqui em casa, vira e mexe surge um desses “visitantes”. E tem também aquelas surpresas nada agradáveis: você vai pegar aquela blusa de lã que ficou meses guardada e, pronto, aparecem aqueles furinhos misteriosos. Não vou mentir, já perdi roupa assim e dá uma raiva…

Esse tal de peixinho-prateado, que muita gente chama só de traça, é mais comum em casa do que parece. Apesar do tamanho pequeno, eles conseguem fazer um belo estrago. Gostam de comer tecido, papel, cola, restinho de comida… e são tão discretos que, quando a gente nota, a bagunça já aconteceu. O pior é que a presença deles geralmente avisa que a casa está com umidade, ou com acúmulo de coisas paradas.

Mas fica tranquila, porque, antes de sair gastando com venenos e produtos que têm cheiro forte e podem até fazer mal para quem tem pet, dá para resolver com soluções baratinhas que quase todo mundo já tem na cozinha. Juro que não precisa inventar muito.

A mistura imbatível de açúcar e bicarbonato

Sabe aquele truque fácil e rápido? Aqui em casa, a armadilha caseira virou rotina. Misture a mesma quantidade de açúcar e de bicarbonato de sódio. O açúcar serve para atrair as traças, porque elas não resistem a um docinho. Já o bicarbonato é o coelho na cartola — para elas, é praticamente um veneno.

Coloque essa misturinha em tampinhas de garrafa, pedaços de papel ou até potinhos. Espalhe nos cantos mais úmidos, no fundo dos armários e gavetas, atrás de móveis e também na despensa. É só ir trocando a cada semana, porque eles acabam ressecando com o tempo.

Esse truque salva demais, principalmente em armário de roupa. Já usei e, olha, é visível como diminui a quantidade dessas praguinhas.

Cheiros que mantêm as traças bem longe

Traça detesta cheiro forte. Se tem algo que funciona em armário, são aquelas trouxinhas de especiaria. Pegue um pedaço de papel-alumínio, coloque uns paus de canela e um punhado de cravos-da-índia dentro. Feche igual trouxinha (uma dica é furar um pouquinho com o garfo). Depois, espelhe pelos armários ou gavetas.

Outro cheiro que incomoda essas danadas é limão. Dá para colocar casca de limão numa tigela pequena com água e deixar nos cantos do banheiro ou armários. Fica um aroma suave para a gente, mas para a traça é um convite para ir embora.

No dia a dia, esses truques ajudam bastante. Aqui, sempre coloco alguma coisa cheirosa nos armários, porque além de afastar traças, a roupa fica com um cheiro gostoso.

O segredo está em secar tudo e manter a casa ventilada

De todos os truques, o maior segredo para dizer adeus às traças é tirar o que elas amam: umidade. Sabe aquela gaveta que a gente abre de vez em quando e sente um cheirinho esquisito? Geralmente está úmida, e é isso que as traças procuram.

Coloque saquinhos de sílica gel dentro dos armários. Aqueles próprios para desumidificar mesmo. Se ver vazamento ou cano pingando ou infiltração, vale muito a pena consertar logo.

Outra coisa que faço é abrir as portas dos armários e as gavetas uma vez na semana, nem que seja rapidinho. O ar circulando ajuda muito e não custa nada.

Ah, e sobre papel velho, jornal acumulado e caixa guardada sem uso, olha, é pedir para as traças fazerem festa. Melhor descartar logo o que não serve e deixar só o necessário.

É o tipo de cuidado que parece pequeno, mas no dia a dia faz muita diferença. Fica muito mais fácil manter a casa livre desses bichinhos inconvenientes e ainda dá aquela sensação boa de casa limpinha, sabe?